terça-feira, 2 de setembro de 2008

Quanto mais argentino, melhor


Foi se o tempo em que os principais clubes portugueses depositavam suas esperanças em atletas brasileiros. Incentivados pela legislação local, que não considera atletas oriundos de países lusófonos como estrangeiros, centenas de atletas “brazucas” migraram para Portugal, em busca de dias melhores no futebol europeu.

A maioria dos atletas que se transferiu para a “terrinha” não obteve sucesso no Brasil e se aventurou em clubes menores do futebol português. Entretanto, há vários casos de jogadores já consagrados, como Diego e Luis Fabiano, que foram comprados a preço de ouro, mas acabaram decepcionando e foram revendidos para outros clubes europeus.

A má fama dos jogadores brasileiros, além do fato de que muitos demoram para se adaptar ao futebol europeu, fez com que os grandes clubes portugueses procurassem uma alternativa na própria América do Sul.

Com uma moeda mais fraca do que o real e uma cultura bastante semelhante ao modelo europeu, a Argentina se tornou uma espécie de mina de ouro para o futebol português, que busca cada vez mais jogadores no país de Maradona.

O grande exemplo desta nova guinada lusitana é o F.C. Porto. O atual tri-campeão português, que conta com sete atletas argentinos em seu elenco (entre eles o capitão Lucho Gonzalez e o matador Lisandro Lopez), é o clube mais “hermano” do velho continente.

Com exceção de Mariano González, emprestado pela Inter de Milão, todos foram comprados diretamente de times argentinos, que também negociaram atletas com os principais rivais dos Dragões.

Considerado como a principal revelação argentina depois de Messi, o atacante Dí Maria é o principal destaque do Benfica. Além dele, o experiente Aimar, que chegou para a disputa desta temporada, também defende o manto encarnado.

Já no Sporting, o principal destaque da equipe é o português João Moutinho, que desperta interesse de gigantes europeus, mas o lateral Grimi e o meia Romangnolli são titulares absolutos da equipe do técnico Paulo Bento.

2 comentários:

Marina Uezima disse...

Isso é verdade.
Vide EdCarlos que no final de 2006 saiu do São Paulo e foi para o Benfica, mas parece que nao se firmou na equipe e agora o Fluminense trouxe o jogador de volta para o Brasil.

Anônimo disse...

ELCIO ADOREI TEU ESPAÇO BLOG!

MUITOS ABRAÇOS E BEJOS DO TEU AMIGO AILTON LEÃO!

GOSTOU DO VINHO DE SEXTA?