quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Corrida dos pontos


O Campeonato Brasileiro, que está chegado à sua última rodada, reserva inúmeras emoções aos torcedores. Luta pelo título, briga pelas vagas na Copa Libertadores e a temida batalha contra o rebaixamento.


Que me desculpem os amantes das antigas fórmulas, quando o desempenho da primeira fase não era levado e conta, e a maioria dos clubes encerravam a sua temporada precocemente, causando enormes dificuldades para honrarem seus compromissos financeiros.


Não vou dizer que este modelo de campeonato é o mais justo, pois nenhuma competição onde um clube recebe uma cota de TV sete vezes maior do que vários adversários, pode ser considerado como justo. Mesmo com essa desigualdade, este modelo se mostra ainda mais emocionante.


Pode ser que um torneio decidido com um jogo final venha a ser mais charmoso, mas nenhum campeonato reserva tantas emoções nas rodadas finais como os pontos corridos. Para se ter idéia, oito dos dez jogos finais estão diretamente ligados à alguma decisão do campeonato, seja pelo título, Libertadores ou a fuga da segundona.


Enquanto o torcedor gremista deposita todas as suas esperanças no Estádio Olímpico, seu coração também se volta ao Bezerrão, esperando por um tropeço do São Paulo. 2 jogos, 90 minutos e um título em disputa. Os pontos corridos proporcionam várias decisões e não apenas uma final.


É claro que é gostoso ver uma decisão no mata-mata, mas é para isso que serve a Copa do Brasil. Esta competição deveria ser dilatada, proporcionando maior relacionamento entre os grandes clube do pais e equipes de menor porte.

Emoções não faltam para última rodada. Domingo é o dia para acompanhar, seja no estádio, pela TV ou rádio, com o coração na mão, todas as finais do Brasileirão 2008.













2 comentários:

Rogério Magalhães disse...

É bem por aí mesmo... campeonato é coisa de fôlego, para apurar o melhor... e o melhor é aquele mais regular, não aquele que teve um dia (tarde ou noite) de sorte, um dia bom...

E tomara que não mudem a fórmula no que se relaciona ao rebaixamento. Vinte clubes é o ideal para o Brasil, mas cair apenas dois times para a 2ª divisão (subindo dois de lá) seria um tiro no pé nessa competitividade. Caindo 4 (vá lá, se acham muito, que caiam 3, como na Itália e na Espanha), não vai ter time no meio do campeonato já acomodado. E muito time grande vai aprender na marra a ter vergonha na cara e se planejar.

O futebol brasileiro só tem a ganhar...

E mais uma coisa: Copa do Brasil durante toda a temporada, para que se tenha mais fases e possa dar chance para outras equipes disputarem, com clubes das divisões maiores entrando mais à frente.

Perguntas para melhores amigos disse...

Acabei de ler seu post e achei interessante comentar, belo post.
Perguntas para melhores amigos